20 março 2007

Hagiotopónimos em Lisboa

Esquina em Lisboa/Caselas ©Adriano Lisboa, 2007

Os hagiotopónimos, topónimos de cariz religioso, geralmente consagrantes de santos, são predominantes em Lisboa. País de um ardor religioso que no entanto já ardeu mais intenso, Portugal utiliza-os como uma exteriorização no terreno da sua fé, a qual, permanecendo no campo do etéreo permite-se assim no concreto.

Os hagiotopónimos estão nas igrejas, capelas, ermidas e conventos, mas também titulam ruas e travessas, escolas e associações, tendo inclusive assento na residência de órgãos de soberania. Mas o rol mais imponente de santos na cidade secular prende-se, sem dúvida, à sua qualificação das freguesias da capital. Das 52 presentes talvez apenas uma dezena não se prendam ao campo do religioso católico.

No entanto, a apropriação religiosa da cidade nem sempre foi consensual. Vejamos o que escreveu em 1935, com graça, o ilustre olisipógrafo Gomes de Brito:

“No Roteiro das ruas de Lisboa se pode ver que há nesta cidade, verdadeira imagem da corte do céu, tantos são os santos que patrocinam as ruas com seus nomes veneráveis. [Gomes de Brito prossegue enumerando variadíssimos topónimos] (…).

Não declaramos guerra aos santos, ainda que bem desejemos ver a capital deste país mais ilustrada e menos santarrona. Temos, porém, sumo gosto, por isso mesmo, e porque estamos convencidos de que os santos só ficam bem nos altares, em ajudar a Câmara Municipal de Lisboa com algum alvitre, uma vez que outra vez oferecido, sem pretensão como sem doutorice, a prosseguir no louvável propósito de honrar a memoria d’aqueles conterrâneos nossos, e a de estrangeiros também, que publicamente, e por actos ou factos meritórios, se hajam distinguido entre nós, bem merecendo, portanto, da posteridade reconhecida e ilustrada. (…)”

De então para cá Lisboa tem continuado a consagrar o religioso na sua toponímia, é certo que não com a determinação de outros tempos mas continuando mesmo assim a tradição professa do seu chão.

Bibliografia

Sem comentários: